Durkheim considera que os fatores diversos não têm como fim próprio a educação, e o que é relevante é a influência que uma geração exerce sobre as crianças e adolescentes.
2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Kant: A busca para desenvolver toda a perfeição de que os indivíduos sejam capazes.
James Mill Faz-se do individuo instrumento de felicidade, individual e dos seus semelhantes.
O ponto fraco é que as duas teorias partem do pressuposto da educação ideal perfeita, de que há uma felicidade comum, deixando de perceber que ?a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo?, desconsiderando também as diferenças, as reações e aptidões de cada um.
3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que sucitar na criança?
6 A partir da definicão " A educação é a ação exercida pelas geraçoes adultas sobre as geracões que não se encontram preparadas para a vida social; Tem por objeto suscitar e desenvover na criança certo número de estados físicos, intelectuais, mentais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pela meio especial a que a criança, particularmente se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
A educação é meio pelo qual as gerações preparam as crianças para uma existência social, a existência que a sociedade prevê.Modificando assim os seres de acordo com as necessidades coletivas.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
:: Postado Por Andréia Nunes
:: Hora domingo, outubro 08, 2006
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