quarta-feira, janeiro 03, 2007

MEMORIAL ANDRÉIA NUNES
Ela está no horizonte.
Me aproximo dois passos,
Ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e
O horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe,
Jamais alcançarei.
Afinal, para que serve a utopia?
Serve para isso, para caminhar.
Eduardo Galeano

Falar sobre minha experiência no Curso de Licenciatura em pedagogia a distância da UFRGS é falar sobre minha expectativa e utopia de vida.
Quando decidi trocar o curso presencial em Pedagogia pela Unisinos para me aventurar nesta licenciatura, estava com isto modificando meu pensar e meu fazer na educação.
Não posso deixar de dizer que além de desejar a graduação por uma Universidade Federal meu desejo e necessidade era também reduzir meu tempo de presença na Faculdade. Passava por um período turbulento, pois além de trabalhar em duas escolas estava bastante envolvida com o Sindicato dos Professores Municipais.
Com isto a expectativa que eu apresentava era de que o tempo que teria para me dedicar às muitas reuniões e compromissos que este meu envolvimento requeriam, estaria maior, pois ao não ter mais a necessidade de ir a universidade me ajudariam em muito a ter maior tranqüilidade.
Bom, o que aconteceu? Percebi que ao contrário do que imaginava a proposta do PEAD acabou me impressionando desde o primeiro momento. Quando recebi o guia do aluno e li que o principio que norteia o curso é ?a compreensão da dinâmica social e da rede de relações que a cria e sustenta, assim como do espaço que nela ocupa a educação? e ouvi a fala dos professores Cíntia e Leonardo, percebi que o curso era mais do que eu imaginava.
Esta minha percepção de primeiro dia, durante este semestre acabou por se confirmar, pois o contato com as outras professoras e na percepção da forma como todos nós educandos fomos orientados e auxiliados mostrou a grandeza da formação que teremos.
E a partir disto meu saber, meu fazer e meu pensar foram se modificando durante este primeiro semestre.
Para iniciar, a opinião que eu tinha sobre o ensino a distância era de que a facilidade era maior e o comprometimento menor. Descobri que isso era uma falsa certeza, que na verdade é o contrário, é preciso um comprometimento maior, pois ao não ter a obrigatoriedade de estar na Universidade em dia e horário marcado fez com que eu organizasse diferentemente meu tempo para poder cumprir os prazos marcados. Aqui abro parênteses e faço uma auto-avaliação dizendo que minha responsabilidade quanto aos prazos deixou a desejar, principalmente no período de campanha eleitoral, afinal acredito que não posso deixar de ter participação política, que precisamos agir de forma racional e segundo os interesses de uma coletividade,acredito que precisamos de uma mudança no mundo, na busca de ?um outro mundo possível?. E neste período especifico ficou difícil conciliar os trabalhos da profissão, da formação e de campanha.
O meu fazer em sala de aula e na escola que trabalho foi também modificado, inclusive com as leituras que realizei, cito como exemplo o texto de Miguel Arroyo(2000) que me fez perceber que é muito mais tranqüilo continuarmos a fazer tudo como era, ?apegar-nos as velhas crenças? do que modificar e transformar os pensamentos. Isto me fez pensar muito, compreender e respeitar o ritmo de cada um e cada uma e não desistir de meus ideais.
Mudanças se deram no meu fazer pedagógico e político na escola, estimulando-me mais e fazendo com que eu tivesse maior clareza e teorização ao justificar minhas decisões ou expor minhas opiniões.
Minhas aprendizagens não se deram somente quanto à teorização, ao contrário, se deram muito mais pela prática. Dentre vários âmbitos, escolho citar uma aprendizagem que se deu pela maior utilização da Informática. Esta aprendizagem foi a qual fiz referência no meu documento testemunho, quando trago a atividade de construção de um site, proposto na interdisciplina Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, como a que maior prazer senti ao realizar e que pude ter a oportunidade de apresentar de várias formas as aprendizagens construídas, pois além de utilizar diversos softwares, pude inclusive utilizar-me de trabalhos realizados para outras interdisciplinas.
Deixo claro que meu aprendizado também condiz com o curso ser a distância e de ser necessário a utilização das tecnologias em todas as interdisciplinas e não só na atividade que relacionei. Trabalhar com blog, com pbwiki e no espaço das wikstórias foi muito prazeroso.
Como disse, as modificações se deram em muitos campos, um exemplo é a utilização destes aprendizados inclusive em momentos de debates referentes aos profissionais da educação de São Leopoldo. Estou participando da comissão que está contribuindo para a modificação do plano de carreira, junto à administração, num destes encontros debateu-se sobre o cargo do professor que trabalha no laboratório de informática nas escolas, justificando-se que estes profissionais, por serem professores e não estarem em sala de aula, não estão em regência de classe e por tanto estão excluídos de alguns direitos. Neste momento pude colocar qual a proposta e opinião que tenho sobre estes profissionais, e isto me foi muito mais fácil, através dos conhecimentos adquiridos no PEAD.
Penso que a utilização dos conhecimentos adquiridos neste primeiro semestre de curso foi de grande valia para a minha construção enquanto profissional e também enquanto pessoa. Claro que nem tudo foi fácil, pois me vi ficando durante vários finais de semana conectada frente ao computador durante período integral, para cumprir os prazos das atividades solicitadas.
Algo que eu não esperava e que acabou por me surpreender foi o comprometimento dos professores do curso e tutores em relação aos educandos, vi como é possível mesmo no ensino superior manter uma relação próxima e de afetuosidade.Isto me surpreendeu porque afinal, no curso que estava, mesmo sendo presencial não me recordo de ter vivenciado esta relação entre educandos e professores.
Tudo o que relaciono neste memorial é o que venho durante o semestre colocando como aprendizagem, que a partir do momento que relaciono as aprendizagens com a minha vida pessoal e levo pra o meu fazer estou com isto dando um verdadeiro significado para estes conhecimentos, estou com isto crescendo, melhorando e expandindo os aprendizados.
Isto representa por tanto minha utopia de vida, essa modificação no dia a dia, este pensar diferente frente aos problemas que surgem, isto representa enfim a forma e o que penso ser minha tarefa frente a educação. Querer sempre mais, ter a possibilidade de mudar e de fazer com que a educação também mude, pois tenho clareza de que para mim a educação que está ai, a que vivenciamos nas escolas, não é a que eu acredito e nem a que eu quero e eu posso e estou contribuindo para modifica-la.

:: Postado Por Andréia Nunes
:: Hora quarta-feira, janeiro 03, 2007




Comments: Postar um comentário



Nome:Andréia Nunes
Profissão:Professora
Cidade:São Leopoldo

E-Mail


Tempo no Site

::Blog
::Blog


:: DIVIRTA-SE NO WEBNOTE





ARQUIVOS

Home














Letras de Músicas








br>
::Créditos::