
ECS7
Karl Heinrich Marx
"Não é a história que usa o homem para realizar os seus fins; ao contrário.. ela nada mais é do que a atividade do homem que persegue seus fins" Karl Marx
Como defini-lo?
É chamado de economista, filósofo, socialista alemão, militante revolucionário, cientista social, intelectual, pensador do século XIX ,idealizador ...bom mas porque isto?Marx ao término do segundo grau, já começava a manifestar sentido de justiça e uma visão da humanidade, o que pode ser percebido por duas frases de sua dissertação:
Foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo.Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, também filósofo alemão. Juntos fundaram o socialismo científico ou marxismo. Sendo o manifesto comunista a mais conhecida e representativa obra.
Através do site cultura do Brasil você pode fazer o dowload do manifesto comunista.
Engels completou e publicou o segundo e o terceiro volumes de O Capital, após a morte de Marx. Com grande capacidade crítica e estilo claro - ao contrário do de seu parceiro -, escreveu sozinho algumas das obras mais importantes do marxismo, como "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado".
Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895.
Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família.
Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx.
A relação entre Marx e Engels pode ser percebida através do discurso declamado por Engels quando da morte de Marx.
Você pode ler algumas obras de MARX e ENGELS no site marxists.org.
Até hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
Li um artigo de Antônio Inácio Andrioli que fala sobre os 135 anos da Comuna de Paris, que foi a primeira revolução comunista da História e que foi uma experiência como ele diz que ?constituiu a principal base de reflexão política do marxismo, edificando na figura dos operários parisienses a vanguarda do proletariado moderno?.
Vale a pena ler
Referências:
http://www.comunismo.com.br/biomarx.html
http://www.culturabrasil.org/marx.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
http://www.suapesquisa.com/biografias/marx/
:: Postado Por Andréia Nunes
:: Hora sábado, novembro 11, 2006
Nome:Andréia Nunes
Profissão:Professora
Cidade:São Leopoldo
E-Mail
Tempo no Site
::Blog
::Blog
::
DIVIRTA-SE NO WEBNOTE
ARQUIVOS
Home
::LINKS::
::
ROODA
:: UFRGS
:: BLOG COLABORATIVO
:: INSTITUTO PAULO FREIRE
:: MEC
:: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA
::
Historinhas
Letras de Músicas
br>
::Créditos::
![]()