sábado, novembro 11, 2006

ECS7

Karl Heinrich Marx

"Não é a história que usa o homem para realizar os seus fins; ao contrário.. ela nada mais é do que a atividade do homem que persegue seus fins" Karl Marx


Karl Heinrich Marx nasceu em Trèves, a 5 de maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883.
Como defini-lo?
É chamado de economista, filósofo, socialista alemão, militante revolucionário, cientista social, intelectual, pensador do século XIX ,idealizador ...bom mas porque isto?Marx ao término do segundo grau, já começava a manifestar sentido de justiça e uma visão da humanidade, o que pode ser percebido por duas frases de sua dissertação:
"Nem sempre podemos abraçar a profissão para a qual acreditamos estar preparados; nossa posição na sociedade está em certa medida definida antes que tenhamos condições de determiná-la".
"A natureza do homem é de tal maneira que ele não pode atingir a própria perfeição senão agindo para o bem e a perfeição da humanidade".
Depois do liceu cursado na cidade natal, Marx prosseguiu os estudos na Universidade de Bonn, e mais tarde, na de Berlim, onde ingressou no grupo 'hegelianos de esquerda" de tendência revolucionária. Dedicou sua tese de doutoramento à filosofia de Epícuro e de Demócrito, defendendo aí concepções idealistas. Após ter brilhantemente a tese na Faculdade de Filosofia de Hiena, Marx voltou a Bonn; mas abandonou-a em 1842 para dirigir-se a Colônia, onde exerceu a função de chefe de redação da "Gazeta do Reno, órgão da burguesia radical" da Renânia. Lênin refere-se ao período de trabalho de Marx na "Gazeta do Reno" como de um período de transição do idealismo para o materialismo, do democraticismo revolucionário para o comunismo. Em princípios de 1843, a "Gazeta do Reno", que sob a direção de Marx era um órgão democrático- Em fins de outubro de 1843 fixou residência em Paris, onde fundou, com Arnold Ruge, os "Anais franco-alemães". Aí foram publicados seus notáveis artigos "Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel" e "A questão judaica".
Foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo.Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, também filósofo alemão. Juntos fundaram o socialismo científico ou marxismo. Sendo o manifesto comunista a mais conhecida e representativa obra.
Através do site
cultura do Brasil você pode fazer o dowload do manifesto comunista.
Friedrich Engels
Junto com Karl Marx, Friedrich Engels realizou uma obra marcante na filosofia e na política, cuja característica principal foi a elaboração das teorias do materialismo histórico.
Engels completou e publicou o segundo e o terceiro volumes de O Capital, após a morte de Marx. Com grande capacidade crítica e estilo claro - ao contrário do de seu parceiro -, escreveu sozinho algumas das obras mais importantes do marxismo, como "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado".
Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895.
Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família.
Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx.
A relação entre Marx e Engels pode ser percebida através do
discurso declamado por Engels quando da morte de Marx.
Você pode ler algumas obras de MARX e ENGELS no site
marxists.org.
Até hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
Li um artigo de
Antônio Inácio Andrioli que fala sobre os 135 anos da Comuna de Paris, que foi a primeira revolução comunista da História e que foi uma experiência como ele diz que ?constituiu a principal base de reflexão política do marxismo, edificando na figura dos operários parisienses a vanguarda do proletariado moderno?.
Vale a pena ler

Referências:
http://www.comunismo.com.br/biomarx.html
http://www.culturabrasil.org/marx.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
http://www.suapesquisa.com/biografias/marx/
http://www.historianet.com.br

:: Postado Por Andréia Nunes
:: Hora sábado, novembro 11, 2006




Comments:
Oi Andréia

Recebi tua mensagem e já respondi :) Minha visita foi anterior a tua postagem, por isso não havia visto a tua retomada das atividades.

Em relação a ECS7, ficou faltando a referência ao sítio http://www.historianet.com.br/ de onde citaste parte do texto. Neste caso, o ideal é que o(s) parágrafo(s) citados venham em destaque e a referência anotada no final do texto (pode ser uma nota, no caso de postagem).

Assim se diferencia o que é texto próprio do texto de outros autores, mostrando a amplitde da pesquisa e o respeito a autoria.

abraço e sucesso na retomada das atividades.
Suzana Gutierrez
 
Postar um comentário



Nome:Andréia Nunes
Profissão:Professora
Cidade:São Leopoldo

E-Mail


Tempo no Site

::Blog
::Blog


:: DIVIRTA-SE NO WEBNOTE





ARQUIVOS

Home














Letras de Músicas








br>
::Créditos::