sábado, fevereiro 10, 2007

O currículo na Educação Infantil

Hoje é um dia que a idéia de currículo tem invadido meus pensamentos.

Há 7 anos trabalho com a educação de crianças de 0 a 6 anos no município onde moro, neste tempo venho percebendo o engessamento desta educação, para tanto o que pretendo neste
texto é trazer minhas considerações sobre o currículo na educação infantil.

Sendo a educação infantil diferente do ensino fundamental, pois esta não tem o intuito de promoção, digo, a educação infantil não “passa” alunos de serie de acordo com o conhecimento que adquiriram ou não conseguiram adquirir, é preciso olhar mais de perto o que tem sido “ensinado” nas escolas.

Bom, posso dizer que assim como os parâmetros curriculares para o ensino fundamental a educação infantil possui também as suas orientações através do referencial curricular para a educação infantil, estes encontrados em número de três livros lançados pela ministério da educação para orientar os conteúdos a serem implementados na educação infantil.

Neste três volumes podemos encontrar orientações para todas as chamadas áreas da aprendizagem ( musical, expressão corporal,noções matemáticas, linguagem...), e assim como os parâmetros, deixa claro nas primeiras folhas do volume 1 a necessidade de relação destes”conteúdos” com a realidade encontrada em cada região e em cada escola.

Pois bem, me questiono o porquê de ainda encontrarmos muitos profissionais e muitas instituições que desconhecem ou desvalorizam o que tenho como sendo o que de melhor li nestes referenciais: a importância de adequar e relacionar a aprendizagem com a realidade dos educandos?

Se é pra eu adequar e relacionar a aprendizagem com a realidade dos educandos, porque vemos muitos das educadores montando os temas a ser trabalhados durante o ano relacionados com as datas festivas e cíclicas??

Como exemplo: Porque o circo ainda é visto como tema em muitas, mas muitas mesmo das escolas que visito?

Quem no ultimo ano foi assistir uma apresentação circense aqui em São Leopoldo?

Eu fiz o questionamento a minha turma esta semana.
Sabem o que todos das 22 crianças me disseram?
QUE NUNCA FORAM NUM CIRCO.

Não quero dizer aqui que não concordo com a data de 5 de março ser uma referencia ao circo, mas sim questiono o porque de tal data nunca sair dos temas trabalhados em sala de aula.

Isso é adequar a aprendizagem à realidade dos educandos?

Mudando o ângulo, faço outro questionamento: A escola tem se adequado a realidade que vivemos?

Uma outra data e tema que questiono é “o dia do índio”, não generalizando, mas o que percebo é que neste dia saem as crianças todas pintadas e com um cocar feito de cartolina e com uma pena na ponta, pensando que a vida dos índios é simplesmente dançar e pintar o corpo.
Sabemos que esta é um falso entendimento, e infelizmente é isso que estamos ensinando para estas crianças.

Eu concordo com Roberto Padilha, quando diz que

É fundamental pensar o currículo como algo também complexo, que não se dá com base numa única lógica, que não se estabelece a partir de explicações simples ou de relações permanentes simplesmente previstas, planejadas, previsivelmente controladas.(Padilha, 2004:122)

A Educação infantil não é para a alfabetização da palavra e sim para a alfabetização de mundo.

Estamos alfabetizando para qual mundo?

:: Postado Por Andréia Nunes
:: Hora sábado, fevereiro 10, 2007




Comments: Postar um comentário



Nome:Andréia Nunes
Profissão:Professora
Cidade:São Leopoldo

E-Mail


Tempo no Site

::Blog
::Blog


:: DIVIRTA-SE NO WEBNOTE





ARQUIVOS

Home














Letras de Músicas








br>
::Créditos::